Você sabe o que são ejetores? Esses equipamentos são essencialmente bombas fluidodinâmicas que empregam a energia cinética de um fluido (primeiro) a fim de manter o fluxo de um outro (secundário) através de um salto positivo de pressão. Neste conteúdo, falaremos especificamente sobre o ejetor a vapor.
O ejetor a vapor, como o nome presume, utiliza o vapor para a compressão de gases. Ele é composto por três partes: bico motriz, câmara de sucção e difusor. O jato de vapor com alta velocidade penetra no gás a ser evacuado na sucção do ejetor.O bico controla a expansão do vapor e converte a pressão em velocidade, gerando assim um vácuo para a transferência de gases.
O jato de vapor com alta velocidade penetra no gás a ser evacuado na sucção do ejetor. Essa mistura entra no difusor, onde a energia de velocidade é convertida em pressão na descarga do ejetor.
Aplicações do ejetor a vapor
Esse tipo de equipamento é essencial nas mais rigorosas aplicações em indústrias petroquímicas, gás, energia elétrica e alimentícia. Suas vantagens são:
- Sem peças móveis;
- Construção simples;
- Fácil de manter;
- Disponível em uma grande variedade de materiais;
- Baixo investimento, alto custo de utilidade.
Além disso, suas aplicações são diversas, atuando como:
Vácuo de reator: possibilitando que a fábrica reduza a temperatura de reação, economizando energia.
Secagem de sólidos: O uso proporciona que o sólido seja seco em uma temperatura mais baixa.
Desodorização: utilizando o vácuo para remover cor e contaminação do óleo comestível.
Conte com a Romenko em ejetor a vapor
A Romenko é uma empresa especializada nas operações unitárias de plantas químicas e petroquímicas. Fornecemos sistemas de ejetores calculados e dimensionados para atender os requerimentos específicos de cada caso com a máxima eficiência operacional.
Fabricamos todos os tipos de ejetor a vapor ou movidos mediante líquido pressurizado.
Para ficar por dentro de dicas sobre o segmento, confira nosso blog. Aqui você encontra tudo o que acontece no setor.